Divertículos no intestino grosso são perigosos?

Divertículos colônicos são saculações ou “herniações” na parede intestinal.
Os principais fatores associados à doença diverticular são: Idade avançada , constipação e baixa ingesta de fibras. Estima- se que 60 a 80% das pessoas com mais de 80 anos, sejam portadores de divertículos. Também, alterações na motilidade intestinal, associadas a baixa ingesta de fibras, determinam um aumento da pressão intra- intestinal, que está associado à essa patologia.
A maioria dos portadores de divertículos colônicos são assintomáticos. Quando presente, o sintoma mais comum da doença diverticular é a dor abdominal, geralmente localizada no quadrante inferior esquerdo. Mas, também, podem ocorrer sangramento retal, m e sintomas inespecíficos.
As principais complicações da doença diverticular são a inflamação ou sangramento dos divertículos. A inflamação é chamada diverticulite, que pode acometer até 15 a 25% dos portadores da doença diverticular, sendo a complicação mais comum. O sangramento é menos comum, e ocorre em menos de 15% dos paciente, sendo sangramento maciço em apenas 5% deles.
Vale salientar que diverticulos colonicos não predispõem nem estão associados a câncer.

Rolar para cima