Imagine que você sente uma intensa vontade de ir ao banheiro, mas não consegue.
- O Tenesmo retal é quando isso acontece. Mesmo com vontade de evacuar, o paciente não consegue e fica com a sensação de incapacidade de esvaziar o intestino, mesmo que não tenha fezes para expulsar.
Esta condição geralmente está associada a alterações do intestino, como DII ou infecção intestinal, mas também pode ser causada por abscesso anal, câncer, diverticulose ou Síndrome do cólon irritável.
- Além disso, ansiedade, movimentação anormal no trato digestivo, hemorroidas e até mesmo ISTs podem causar o tenesmo, que pode vir acompanhado de dor abdominal e cólica.
Para diagnosticar o tenesmo, além da avaliação dos sintomas, é necessário um exame físico com o coloproctologista e, quando necessário, exames como a colonoscopia e diagnóstico de ISTs.
- O tenesmo não é brincadeira: é preciso investigar sua origem e descartar doenças mais sérias que possam ter ligação com ele, afinal, o tratamento varia conforme a causa.
Para garantir mais qualidade de vida, tanto para pacientes com ou sem tenesmo, manter uma dieta rica em fibras, beber água e praticar exercícios físicos ajuda a manter o bom funcionamento do intestino.