Já passou dos 45? Está na hora de realizar a colonoscopia!

A colonoscopia é um exame que permite a visualização do interior do intestino através de um endoscópio – um tipo de tubo flexível com uma minicâmera acoplada. O exame é feito por um especialista após um preparo intestinal, e com uma sedação leve. Além de detectar sangramentos e inflamações no intestino, este exame, quando bem indicado, reduz a incidência de câncer de cólon em até 65%. Apesar de existirem outras modalidades de exame, a colonoscopia é amplamente reconhecida como o método mais eficaz de diagnóstico das doenças do intestino grosso.

Recomenda-se que todas as pessoas, mesmo assintomáticas, devam se submeter a alguma forma de rastreamento do câncer de intestino aos
45 anos de idade. Pessoas com problemas de inflamação intestinal, como doença de Crohn e retocolite ulcerativa, também devem fazer colonoscopia para diagnóstico, controle e associação com outras doenças.

O câncer colorretal (câncer de intestino) é uma doença tratável que, se detectada precocemente, tem grandes chances de cura. Fique atento aos sintomas para que a doença possa ser diagnosticada logo e, dessa forma, ter melhores chances de cura, como: sangue nas fezes e/ou fezes finas, tumoração e/ou dor abdominal, perda de peso repentina, mudança repentina nos hábitos intestinais, constipação, diarreia, anemia.

Para prevenir e cuidar da saúde do intestino, é muito importante controlar o peso corporal, praticar atividades físicas regularmente, não fumar e evitar ingestão de álcool, evitar processados e embutidos, e adotar uma alimentação saudável, rica em frutas, legumes, verduras, cereais integrais, grãos e sementes, além de beber bastante água (cerca de 2 litros) diariamente.

Rolar para cima